quarta-feira, outubro 19, 2016

Escola estadual do RJ faz campanha para levar teatro de graça aos alunos. Você pode ajudar!

Já que os governantes não se mexem para levar cultura aos jovens menos favorecidos, uma professora de uma escola estadual do Rio de Janeiro decidiu arregaçar as mangas e levar teatro, de graça, aos alunos desta instituição, iniciando uma campanha, por iniciativa própria, e com apoio da direção. A escola em questão é o Olga Benário Prestes, em Bonsucesso, zona norte do Rio. Uma das poucas do Estado do RJ a conseguir ser referência em ensino, mesmo com a crise financeira atingindo em cheio o setor educacional.
Tudo começou depois que o grupo de teatro que apresenta a peça "Suspiro Colegial" ofereceu desconto de 50% no valor das entradas para esta mesma escola. Os alunos compareceram em peso e adoraram a experiência. Vendo a empolgação da garotada, a professora de Inglês, Angélica Santiago, conversou com a diretora, Vanesa (com um "s" só mesmo) Costa da Cruz, e, com o apoio dos alunos, iniciaram uma campanha nas redes sociais. Em princípio, a ideia era pedir patrocínio financeiro para poder pagar o cachê dos grupos teatrais para que se apresentassem na escola.



Já tinham até um grupo em vista, que estava cobrando R$ 1000 para fazer 3 apresentações para os mais de 2 mil alunos. O preço "camarada" era porque se tratava de uma escola pública, pois o valor costuma ser bem mais alto. Infelizmente, nada de verba, mas a sede por cultura desta galera despertou um outro grupo teatral que decidiu abraçar a causa e doar as apresentações aos alunos. Na verdade, é uma esquete teatral chamada "Se Joga #SQN", com texto e direção de Rodrigo Sheer, Flávia Veiga e Raphael Monteiro no elenco, que trata de temas como bullying, sexo, drogas, família, regras, relacionamentos, entre outras questões do dia-a-dia dos adolescentes. Essa primeira conquista cultural acontece dia 24 de outubro, às 15h, na própria escola, gratuitamente, claro!



A escola também está com outra cia teatral na "agulha", que se ofereceu para integrar essa "corrente do bem", mas só será possível a ida deles até lá se os organizadores da campanha conseguirem uma caminhonete para levar os itens do cenário até o local. Interessados em ajudar, enviar e-mail para Angélica: luidghy@gmail.com.
É tudo muito novo, o projeto está amadurecendo e ganhando adeptos, mas tem tudo pra dar certo. Vamos apoiar essa ideia!
#CulturaNaEscola
#InclusãoCultural

Sem comentários: