domingo, julho 12, 2009

Twitter: como tudo começou...

Twitter é a nova moda virtual. E olha que em se tratando de Internet, onde tudo é tão instantâneo, a novidade não é tão "novidade" assim: já que está há 3 anos no mercado. E vocês sabem como tudo começou? Bem, nem eu sabia até começar a pesquisar. Vou sintetizar aqui a história pra vocês. Vejo tanta gente querendo explicar, definir e redefinir o Twitter, mas nada melhor do que ir até o berço da questão (mesmo), para entender o conceito da proposta.
Num momento de crise da Odeo Inc (empresa de podcasting), devido a forte concorrência no setor de informática, a diretoria da empresa resolveu convocar os seus melhores programadores. A ideia era criar algo novo para recolocá-los no mercado. O grupo foi dividido em equipes e cada uma teria que apresentar novidades na próxima reunião. O grupo de Jack Dorsey elaborou um serviço que utilizava SMS (mensagens curtas por celular) para pequenos grupos avisando-os sempre sobre “o que você está fazendo”. Simples assim. Não precisava pensar muito, apenas digitar algo e enviar.
Não é nem necessário dizer que o grupo de @Jack, composto por @Biz, @Noah, @Crystal, @Jeremy, @Adam, @TonyStubblebine , @Ev, @Dom, @Rabble, @RayReadyRay, @Florian, @TimRoberts e @Blaine, se sobressaiu. A primeira versão do Twitter foi totalmente baseado na web e criada em 21 de Março de 2006. Umas das primeiras mensagens foi: "Ah isso vai ser viciante."
Por se tratar de um projeto secreto, o Top Secret Alpha, os usuários foram limitados aos funcionários da empresa e seus familiares. O nome original do produto foi “twttr” inspirado pelo Flickr e pelo fato de que as SMS americanas tinham como padronização de códigos de cinco dígitos. O código do protótipo era “10958″. Mais tarde mudou para “40404″, para facilidade de uso e memorização.
O Twttr Beta foi lançado no aniversário de Evan Williams, gerente de projetos da Odeo (ex-Google e um dos criadores do Blogger e dos termos "blog" e "blogueiro"). O círculo de pessoas que podiam usar o serviço foi ampliado, mas nada de incluir gente de outras grandes empresas (com algumas exceções confiáveis dentro de lugares como o Google). Todos eles sabiam que iam mudar o mundo com essa coisa que ninguém compreendia. Veja o vídeo da festa de aniversário naquele dia: http://www.youtube.com/watch?v=bF7iXFCfa9E&eurl=http%3A%2F%2Fwww.hephesto.com%2Fagrega%2F%3Fp%3D3856&feature=player_embedded.
Mas a crise dentro da Odeo os obrigou a fazer cortes de pessoal. E, como a idéia ainda era apenas um embrião, em fase de testes, quatro da equipe acabam sendo demitidos: Adam Rugel, Tony Stubblebine, Dom Sagolla e Rabble. Mais tarde Tim Roberts, Noah e Biz Stone foram 'convidados' a sair da empresa também. O Twitter, no entanto, permitiu que eles não perdessem contato. Dos encontros virtuais, nasceu a Obvios Corp, uma empesa-incubadora que tinha como único projeto o Twttr, que acabou atraindo a importante parceria de Evan, hoje CEO da empresa no lugar de Jack, que se tornou presidente do conselho.
Feitos os ajustes necessários, a ideia foi lançada ao público no final de 2006. Inicialmente, poucas pessoas compreenderam a ferramenta: para que usar SMS no Twttr? Quem iria querer saber o que você fazia? Os próprios programadores, então, começaram um árduo trabalho de divulgação, conseguindo usuários para o Twttr.
O serviço tinha apenas alguns meses de vida quando o domínio Twitter.com foi adquirido e o serviço relançado. Naquele tempo, não havia limite de caracteres no sistema. Mensagens com mais de 160 caracteres (o limite de tamanho padrão de SMS) foram divididos em vários textos e entregues sequencialmente. Devido a alguns bugs, a equipe decidiu colocar um limite no número de caracteres que iria sair através de SMS para cada post. Estabeleceram em 140, a fim de deixar espaço para o usuário e os dois pontos na frente da mensagem. Em Fevereiro de 2007 Jack escreveu algo que inspirou Dom a começar a escrever um livro: “Podemos mudar o mundo com cento e quarenta caracteres.”.
Em fevereiro de 2009 foi lançado "140 Characters: A Style Guide for the Short Form" (ou 140 Caracteres: Um guia de estilo para o formato curto - em tradução livre), escrito por Dom Sagolla e Adam Jackson.
O Twitter ia ser exibido na SxSW. Ray mexia em um visualizador feito em Flash para exibição nas salas de conferência, quando Dom achou um bug. Isso pouco antes de começar a apresentação. Dom imediatamente ligou para Jeremy e Biz. Alguns minutos no telefone e, pronto, tudo funcionou a tempo para que as pessoas selecionadas nas sessões começassem a ver seus comentários aparecendo na tela. A apresentação foi um sucesso e o Twitter deixou de ser um projeto da Obvios Corp, para se tornar a própria empresa, a Twitter Inc, hoje disputada por compradores de peso como a Apple, Google e Facebook. Desde então, já ganhou um prêmio na categoria Blog e foi eleito o principal acontecimento do ano de 2008 na Webby Awards (uma das principais e mais antigas premiações da Internet), além de ser notícia constante em todas as mídias e ferramenta de veiculação de informação dessas mesmas empresas midiáticas. O serviço já virou plataforma de campanha de Barack Obama e serviu para que vítimas dos ataques em Mumbai em 2008 mandassem relatos ou que pousos forçados de aviões fossem noticiados. O Oscar e o Tributo a Michael Jackson foram comentados ao vivo por quase toda comunidade e, no Brasil, um grupo de usuários denominados @twpirata, encabeçado por algumas celebridades e sub-celebridades, chegaram a criar uma ação de protesto contra o presidente do Senado, José Sarney, que colocou o hashtag #forasarney em segundo lugar no Twitter Trends.
Assim o Twitter conquistou seus atuais 6 milhões de usuários, a maioria em EUA e Japão, mas o Brasil está "entre os dez mais". Em um ano, o serviço cresceu 900%.

Curiosidades:

1) O Twitter foi idealizado por Jack Dorsey quando ele tinha 15 anos e lançado quando tinha 29. Atualmente ele tem 32 anos.

2) Os co-fundadores do Twitter Jack Dorsey e Evan Willians trocaram, em outubro de 2008, suas posições como CEO e presidente do conselho, respectivamente.

3) A Odeo foi comprada pela Sonic Mountain em Maio de 2007.

Fontes de pesquisa:
www.140characters.com/2009/01/30/how-twitter-was-born/
www.hephesto.com/agrega/?p=3856
www. br.noticias.yahoo.com/s/11032009/25/tecnologia-jack-dorsey-criador-twitter-homem.html
www.en.wikipedia.org/wiki/Evan_Williams_(blogger)
www.estadao.com.br/noticias/tecnologia,twitter-ganha-manual-de-estilo,323551,0.htm

www.idgnow.uol.com.br/internet/2008/10/17/por-crescimento-ceo-e-presidente-do-conselho-do-twitter-alternam-posicoes/
www.mundo.bobnews.com.br/noticias/apple-estaria-interessada-em-comprar-twitter-3375.html



1 comentário:

Skydiver disse...

Muito bom! Quem diria que isso havia começado tanto tempo atraz né? Será que é anterior ao Orkut?