domingo, abril 22, 2018

Os novos "inconfidentes"


Ontem, comemorou-se o dia de Tiradentes, um "burguês" que influenciado pelas ideias iluministas, iniciou um movimento revolucionário contra a exploração da Coroa sobre a colônia portuguesa no Brasil, devido a cobrança abusiva de impostos, e um corrupto governo mineiro que gerara uma grave crise em Vila Rica.
Tiradentes, queria a "queda" da Coroa (recentemente pedimos a "queda de uma outra "coroa"), o fim do Brasil Colônia, a Independência do país. Por este motivo foi rotulado como "golpista", ou "traidor", e pagou com a vida.
Infelizmente o movimento que ele iniciou acabou se dissolvendo, mas seus ideais não. A tão sonhada independência do Brasil de Portugal aconteceu 30 anos depois. O caso é que nos livramos da Coria Portuguesa, mas caímos nas mãos de outros "colonizadores" internos.
Como disse o economista Roberto Campos:
“Continuamos a ser a colônia, um país não de cidadãos, mas de súditos, passivamente submetidos às ‘autoridades’ – a grande diferença, no fundo, é que antigamente a ‘autoridade’ era Lisboa. Hoje é Brasília”.
A luta pela independência continua e essa história pode ter um outro final. Hoje, apesar de sermos chamados de "golpistas", derrubamos um "rei" e uma "rainha". Tentam nos "enfocar" a todo momento, com manobras, criação de leis, compra de juízes, divulgação de factóides... Mas precisamos seguir firmes.
Olhemos para o alvo: a independência. E essa independência só acontecerá quando conseguirmos tornar a corrupção um crime temível, com punição severa e certa; e com a conscientização dos políticos de que eles devem seus mandatos ao povo.
Do povo viestes e para o povo governarás (ou legislarás).
Uma nova revolução iniciou em julho de 2013 e ela não tem data pra acabar.
O movimento de Tiradentes até hoje é conhecido como "Inconfidência" Mineira. "Inconfidência", para quem não sabe, significa "falta de fidelidade ou lealdade para com alguém, principalmente com o Estado ou com um representante de uma soberania".
Nosso movimento que tirou Dilma do poder, colocou Lula e mais outros políticos corruptos na prisão, tornou Aécio réu e mira em Temer, é chamados por alguns de "golpe". O caso é que, "inconfidente" (golpista, desleal, traidor) ou não, o ato herṕico de Tiradentes é reconhecido até hoje. Que a história reconheça os novos "Inconfidentes" futuramente, mesmo que no lugar de "inconfidente", leiamos "golpistas" em algum livro por aí.

#InconfidênciaBrasileira
#OGolpeAoGolpe

Sem comentários: