segunda-feira, abril 30, 2018

SORRIA (OU CHORE) VOCÊ ESTÁ EM MADUREIRA

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Quando digo para alguns amigos de "fora" que moro em Madureira, eles não têm ideia do que seja este bairro. Alguns já me perguntaram se fica próximo à praia. A resposta é "não", apesar de alguns moradores discordarem. O raciocínio é simples: "Madureira é perto de Jacarepaguá, que é perto da Barra". Ou seja, na percepção otimista deles: "são 2 palitos pra dar um 'tchibum' ". Só que não! kkkkkkkk
No verão carioca a realidade é outra. Percebemos o quão longe o mar está e o quão próximo estamos de Bangu, o centro da "fornalha do Rio", lugar mais quente da cidade mais quente do Brasil. Lugar onde faz 42 graus com sensação térmica de 50. 😱
Madureira é a terra do samba... do pagode, do funk, do rock, do charme, do jongo, do gospel... e tudo tocando ao mesmo tempo, no último volume, em cada esquina, carro, bar...
Madureira é uma terra de muitos personagens que todo "madureirense" tem obrigação de, ao menos, ter ouvido falar, senão é considerado "poser". Falcon, Bin Laden, Bete Cachaça... além dos famosos nomes da Portela, Império Serrano ou Tradição.
Madureira tem 3 lados: o lado do Mercadão, Serrinha e Cajueiro; o lado do comércio que fervilha e o lado da galera que fica na dúvida se mora em Madureira, Osvaldo Cruz ou Campinho.
Quem é de Sampa ou já esteve lá, vai concordar comigo: o comércio de Madureira lembra a 25 de Março. Tem shopping, galerias, lojas e camelôs que aceitam cartão, com produtos pra todos os gostos e pra todos os bolsos. É lugar pra "bater perna" e perder a hora.
Madureira é um bairro onde o poeta Carlos Drummond de Andrade não encontraria "uma pedra no meio do caminho", mas, sim, um trem. E isso não é expressão de mineiro. Há realmente uma estação (a de Magno) no meio da principal via do bairro, a Av. Ministro Edgar Romero.
Madureira é o bairro do "ame ou deixe-o". Das trocas de tiros entre facções rivais ou entre traficantes e policiais, e dos eventos mil que pipocam por todo canto.
Madureira é o bairro do suburbano que não quer ser, daquele que bate no peito com orgulho e de quem jura que um dia ainda se muda pra Barra ou Recreio.
É lugar que transborda criatividade, cultura e muita falta de educação. Tem sambista compondo; idoso se exercitando e transeunte disputando a rua com os carros e o lixo. Porque os motoristas daqui gostam mesmo é de estacionar em cima das estreitas calçadas e o lixo, que deveria estar na lixeira, quase sempre está no chão ou jogados perto de algum poste, tipo despacho de macumba.Vai que é superstição? 🤔
Madureira tem um Parque que termina em Guadalupe, tem um baile Charme debaixo de um viaduto, tem as feijoadas da Portela e do Império, tem a piscina do SESC, os barzinhos da Patriarca, Carnaval na Intendente e tem um Mercadão que virou "quintal" da Globo quando quer ouvir opinião do povão.
Madureira tem abacaxi de Marataízes, 30 ovos por 10 reais, vassoureiro e paneleiro passando na porta de casa.
Madureira inspira samba enredo e vira refrão de música internacional até quando não é pra ser. Quem nunca ouviu "Sul de Madureira" (Smooth Operator) na voz da cantora Sade?
Madureira tem a diversidade no ar, tem gente de todo lugar e com mais gente querendo chegar. Pra isso, tem 2 estações de trem, 3 de BRT (um pra cada lado), uma muvucada de ônibus e van, a rapaziada dos moto-táxis e ainda aguarda o metrô passar. Sim, porque isso já é promessa de político faz tempo. Aliás, os políticos adoram Madureira... em época de eleição, claro!
E vou ficar por aqui, senão não termino hoje este texto, de tanto que há pra falar do mais suburbano dos bairros do Rio.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito show retrato da realidade

Monica Marinho disse...

Madureira: ame ou deixe. kkkkkkkk Que bom que vc conseguiu comentar Denise!!!!