segunda-feira, dezembro 11, 2017

Correios se recusam a fazer frete em bairros da zona norte do Rio alegando serem "áreas de risco"

Um problema tem sido frequente nas compras virtuais neste Natal para alguns cariocas: recusa de frete pelos Correios. 
Os Correios estão se recusando a realizar o serviço de entrega em alguns endereços. Registrei 3 casos: um em Madureira, outro em Campinho e um terceiro no Rocha 
Apesar da cobrança normal (sem nenhum desconto) do frete, a opção para esses endereços é retirar o produto na agência mais próxima dos Correios. Ou seja, paga-se para receber em casa, mas o consumidor não usufrui do serviço. Esses endereços (todos na zona norte do Rio), segundo os Correios, são considerados "de risco", sendo que, a compradora de Madureira mora em área residencial bem localizada; a de Campinho mora em um condomínio na Estrada Intendente Magalhães; e a do Rocha mora em um prédio numa rua entre a 24 de Maio e a Marechal Rondon.
O marido da compradora de Madureira usou uma outra opção de endereço para entrega, do seu trabalho, na Barra da Tijuca, e o mesmo foi aceito, sem problemas.
Ou seja, estamos vendo aí que está havendo uma clara discriminação no serviço de entrega dos Correios. Sabe-se que o Rio passa por sérios problemas de roubo de cargas, mas o problema não é exclusividade de bairros do subúrbio, mas é geral. Fora que deixar uma parte da população sem o serviço de entrega dos Correios nesta época do ano por não residir em endereço nobre, e ainda cobrar, não está correto.

Denúncias podem ser feitas no site do Procon/RJ (www.procononline.rj.gov.br), da Proteste (www.proteste.org.br/reclame) e também podem ser enviadas para a coluna de Defesa do Consumidor do Jornal O Globo (oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/reclamacao).
Segue um print da recusa, no site da Americanas,para Madureira e o endereço opcional, na Barra, que não dá problema.




2 comentários:

Marcia disse...

Moro na Rua Henrique Dias, no Rocha. Fica entre a Rua 24 de Maio e a Avenida Marechal Rondon. As Lojas Americanas, Submarino, Brastemp, Consul, Casas Bahia, Ricardo Eletro e quando se coloca o endereço de outra pessoa, no meu caso, eu coloquei o endereço de uma irmã, que mora no Flamengo. O preço do frete barateia com uma diferença de 10 a trinta reais mais caro para o Rocha e o tempo também é maior.
Zona sul paga um frete menor e ainda recebe mais rápido.
No Rocha, não tem favela, nem tem morro. O preço encarece e demora mais. O bairro fica próximo ao Maracanã. Com menos de 05 minutos chegamos no Maracanã.
É um absurdo, o que eles estão fazendo com os moradores!
Como iremos comprar uma geladeira, uma televisão ou mesmo um fogão, que são essenciais dentro de uma casa????

Monica Marinho disse...

Nossa, Márcia, não sabia dessa diferenciação de preços no frete. Mais uma prática indevida. Enviei o caso para o Procon, para a Proteste e para a coluna Defesa do Consumidor, do jornal O Globo. Vamos ver se alguma providência é tomada, porque certo isto não está.