quarta-feira, agosto 26, 2009

Barraco: Xuxa x Twitters

Ontem à noite, o Twitter foi aquecido com um barraco de primeira, protagonizado por nada mais, nada menos que Xuxa Meneghel. É, ela mesmo, não é fake: a "rainha dos baixinhos". A apresentadora, que estreou no microblog há alguns dias, e que já havia sido zoada por teclar em caixa alta (que na linguagem de internet significa gritar), ontem teve que amargar uma "pilha virtual" contra sua filha, a Sasha. Xuxa twittava direto do set de filmagens de seu próximo filme “Xuxa e o Mistério de Feiurinha”, contando detalhes da nova empreitada, ao vivo. Eu, como a tenho entre os meus following, vinha acompanhando as mensagens. Só que numa saída do computador (no Twitter muita coisa pode acontecer em uma piscada), rolou um bate-boca entre Xuxa e alguns usuários, dentre os quais @silviamarques, que, sem maiores comentários, retuitou um erro de português de Sasha, postado no twitter da mãe: "“Sou eu Sasha. Estou aqui filmando e vai ser um ótimo filme. Tenho que ir… Vou fazer uma sena com a cobra”. "Sena" com S? É, a menina de 11 anos talvez tenha se confundido com "scene", em inglês. Só isso explicaria a réplica de Xuxa às críticas: "“pra quem não sabe minha filha foi alfabetizada em inglês, vou pensar muito em colocar ela pra falar com vcs, ela não merece ouvir certas m…”.
Pois é, Xuxa desceu do salto. Poderia até ter teclado em caixa alta, pois desta vez caberia, mas foi assim, em caixa baixa mesmo, que a poderosa da Globo comprou as dores da filha. Aliás, atitude perfeitamente compreensível, eu, sendo mãe, a entendo. Mas a galera do Twitter, que não perde um "bonde", caiu em cima da loira feito uma avalanche. Muita gente chegou a sugerir colocar @xuxameneghel em "Serch" só para "xorar" (com x mesmo, bem ao estilo Xuxa) de rir. Eu segui a sugestão e a quantidade de postagens para @xuxameneghel era absurda. Cada update mais criativo que o outro. Alguns pegaram pesado, mas, no geral, a coisa tava bem engraçada. Até eu entrei na onda. Não poderia fica de fora, ainda mais conhecendo "virtualmente" uma das pivôs do estresse da loira: a tradutora e intérprete Silvia Marques.
Abrindo aqui um parênteses, Silvia é conhecida no Twitter por sua pouca paciência com determinados updates (pode-se dizer que ela seria uma versão feminina do "Saraiva", lembram?). Por conta disso, já recebeu uma proposta minha (rs) para fazermos um programa chamado "Pronto, falei!", jargão que ela costuma usar com frequencia. Seria bem ao estilo "Irritando Fernanda Yung" (fica aí a sugestão para as emissoras). Ela já chegou a se irritar, inclusive, com o CQC Danilo Gentili, depois de uma piada racista. Mas essa é outra história.
Bem, retornando ao caso Xuxa, a "rainha" não aguentou e encerrou sua rápida passagem pelo Twitter com a seguinte mensagem: “fui vcs não merecem falar comigo nem com meu anjo”. Eu fiquei passada com essa twitada. Como assim??? Ela virou Deus agora? Precisamos de merecimento para falar com ela e a filha? Mas, enfim, essa última postagem deu mais caldo para os twitteiros de plantão, que, mais uma vez caíram de pau em cima da "divindade loira".
A história ganhou uma repercussão tal que chegou a parar nos "ouvidos" do ator twitteiro (mais twitteiro do que ator) Ashton Kutcher, ou @aplusk: "hey, @aplusk, help @xuxameneghel and her angel to be respected by brazilian twitters", enviou @tuttyupie.
Para que tenham noção da proporção que a coisa tomou, o Twitter caiu. Tentei retornar várias vezes mas, como alguns chegaram a cogitar, os poderes sobrenaturais da Bruxa, ou melhor, Xuxa, devem ter surtido efeito. #taamarrado!
Bem, espantamos a mulher. Acho que nunca mais ela vai querer saber de Twitter. Muito "ex-baixinho" traumatizado deve ter desentalado coisas que sempre tiveram vontade de dizer. Twitter também é terapia.
Para fechar o assunto, "retuíto" aqui um dos update de Silvia Marques, postado ontem durante o turbilhão, que resume bem toda essa história : "É por isso q o Twitter é ótimo, as máscaras caem rapidinho! #Xuxa"

1 comentário:

Paulin Ferreira disse...

Realmente Monica, aquela discussão ontem (bem acalorada e humorada) teve uma repercussão estrondosa, e acho que a "bruxinha dos baixinhos", digo, "rainha dos baixinhos" deveria ter tomado uma posição mais humorística diante do fato e de uma forma mais simplista, porém foi de encontro com o povo e quis bater de frente. E repetindo mais uma vez o twitt de Silvia Marques: "É por isso q o Twitter é ótimo, as máscaras caem rapidinho! #Xuxa". Ela viu que não é nenhuma superior pra dizer que a língua inglesa é melhor que o nosso bom e velho português, que muitos não sabem falar e escrever, mas vão tentando melhorar (ou não!). Abraços Monica.