
Aos poucos estão invadindo nosso espaço. Uma regra aqui, outra ali. Uma proibição cá, outra acolá. Ver esse tipo de coisa partir do Senado e da Globo, não é de se espantar, afinal temos à frente do Congresso Nacional o Sr. José Sarney, o homem que já foi presidente da Arena (Partido político que apoiava o governo instituído a partir do Golpe Militar de 64), e quanto à Globo, será que é preciso mencionar a postura desta emissora na época da Ditadura? Acho que não. Aliás, pior do que a Ditadura nua e crua, é aquela feita sutilmente, que trabalha a psicologia das massas, que manipula. Preciso falar mais?
O que muito me estranha é a Folha censurar seus jornalistas, criando "regras de conduta" para a atuação dos mesmos em blogs e no Twitter. Vedar a publicação de "furos" eu entendo e apóio, mas "recomendar" que seus profissionais não assumam posições em favor de um partido, candidato ou campanha? Será que já estão se adiantando à Reforma Eleitoral para Internet? Bem, confesso que a posição da Folha é uma incógnita para mim. Prefiro crer que por trás dessa posição da Folha existe algo maior. Quem sabe se proteger de um perigo que parece pairar sobre a imprensa na América Latina? É certo que Hugo Chavez já fez escola, vide Bolívia, Equador, Nicarágua, Argentina ... Medaaaaa!!!
Será que ninguém ainda lembrou a esse povo que nossas contas nas redes sociais não são concessões públicas? Helloooo!!! Quero poder escrever sem correntes; sem medo de expressar minha opinião; sem o receio de que após publicar este artigo no meu humilde blog, algum tipo de polícia bata à minha porta perguntando pela @monicamarinho. Essa vai ser a hora que vou colocar em prática os anos de aprendizado com os políticos brasileiros: nego tudo. Ou então uso o plano B: não lembro de nada. Já estou ensaiando algo do tipo: "Meu Deus! Clonaram minha conta!" ou "Fui vítima de hackers subversivos!". Será que cola?
A gente brinca, brinca, mas a coisa é séria. Há cheiro de censura mascarada no "Vale do Silício", e enquanto pudermos exercer nosso papel de formadores de opinião aqui na Web, façamos isso. Muita gente sofreu e "sumiu" nos porões da Ditadura para que hoje pudéssemos nos expressar livremente. Nada de retrocesso. Revival dos Anos de Chumbo não dá.
Outro dia ouvi a seguinte frase de um ator global: "Espero que os que hoje me seguem, me ouçam quando for preciso".
RT @Prof_Pasquale "É isso!"
Leiam também:
http://m.estadao.com.br/noticias/impresso,ameacas-a-liberdade-de-expressao-espalham-se-pela-america-latina,432940.htm
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/internet/globo-normatiza-o-uso-de-blog-twitter-e-facebook-dos-seus-artistas/
http://toledol.com.br/2009/09/09/folha-cria-regras-para-seus-jornalistas-no-twitter/