quinta-feira, janeiro 23, 2020

R.I.P. Jornalismo











Quando Bolsonaro diz que jornalista é uma "espécie em extinção" não se espantem. Vivemos dias difíceis no Jornalismo, de fato.
Essa, que foi a profissão que escolhi, quando resolvi cursar Comunicação Social, em meados da década de 90, já teve seu auge e seu valor. Mas nossas autoridades trataram de destruí-la. Primeiro, Gilmar Mendes fez questão de tirar a obrigatoriedade do diploma, em 2009, desvalorizando a classe e prejudicando profissional e financeiramente os graduados. Senadores propuseram uma PEC que mantinha a graduação, mas se o diploma não tem validade, do que serve a Cadeira? Jogaram 4 anos de investimento no lixo. Além dos anos de pós-graduação, para quem se especializou.
Depois, ideologizaram, mais ainda, o curso, transformando muitos formandos em militantes cegos, partidários e antiéticos, passando a prestar um desserviço à sociedade. As técnicas ensinadas nas universidades, em vez de usadas à serviço da informação, transformaram-se em armas nas mãos de gente sem caráter.
Psicologia das massas, persuasão, argumentação... tudo sendo aplicado a favor de interesses econômicos, políticos e ideológicos.
A apuração é feita de qualquer jeito, isso quando fazem. Os jornalistas atuais ou têm preguiça de ir atrás das fontes ou não sabem que precisam checar os fatos, antes de publicarem em um veículo.
Poucos sabem o que significa um lead, um sublead ou mesmo estruturar um texto (isso, quando sabem escrever corretamente).
As manchetes são pensadas para o leitor de rede social, que, na maioria das vezes, não abre a matéria para ler.
Muitos estão nas redações e não sabem diferenciar um artigo, de uma matéria ou uma nota.
Hoje, me deparei com um post, no Facebook, em que uma ONG oferecia "carteirinha de jornalista" para quem quisesse, mesmo sem formação. Quase chorei quando vi isso.
Desta forma, como não concordar com Bolsonaro? Jornalista é, sim, uma espécie em extinção. O que vemos por aí, na maioria, é qualquer coisa, menos profissionais de Jornalismo.

Sem comentários: