segunda-feira, dezembro 11, 2017

Correios se recusam a fazer frete em bairros da zona norte do Rio alegando serem "áreas de risco"

Um problema tem sido frequente nas compras virtuais neste Natal para alguns cariocas: recusa de frete pelos Correios. 
Os Correios estão se recusando a realizar o serviço de entrega em alguns endereços. Registrei 3 casos: um em Madureira, outro em Campinho e um terceiro no Rocha 
Apesar da cobrança normal (sem nenhum desconto) do frete, a opção para esses endereços é retirar o produto na agência mais próxima dos Correios. Ou seja, paga-se para receber em casa, mas o consumidor não usufrui do serviço. Esses endereços (todos na zona norte do Rio), segundo os Correios, são considerados "de risco", sendo que, a compradora de Madureira mora em área residencial bem localizada; a de Campinho mora em um condomínio na Estrada Intendente Magalhães; e a do Rocha mora em um prédio numa rua entre a 24 de Maio e a Marechal Rondon.
O marido da compradora de Madureira usou uma outra opção de endereço para entrega, do seu trabalho, na Barra da Tijuca, e o mesmo foi aceito, sem problemas.
Ou seja, estamos vendo aí que está havendo uma clara discriminação no serviço de entrega dos Correios. Sabe-se que o Rio passa por sérios problemas de roubo de cargas, mas o problema não é exclusividade de bairros do subúrbio, mas é geral. Fora que deixar uma parte da população sem o serviço de entrega dos Correios nesta época do ano por não residir em endereço nobre, e ainda cobrar, não está correto.

Denúncias podem ser feitas no site do Procon/RJ (www.procononline.rj.gov.br), da Proteste (www.proteste.org.br/reclame) e também podem ser enviadas para a coluna de Defesa do Consumidor do Jornal O Globo (oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/reclamacao).
Segue um print da recusa, no site da Americanas,para Madureira e o endereço opcional, na Barra, que não dá problema.